A nave de carga Dragon da SpaceX chegou na Estação Espacial Internacional, nessa quarta-feira, dia 16 de Agosto de 2017, carregada de experimentos científicos e suprimentos.
A cápsula Dragon, demorou dois dias para chegar na estação, depois de ter sido lançada na última segunda-feira. O astronauta da NASA Jack Fischer usou o braço robótico da ISS para agarrar a cápsula, enquanto todo o conjunto estava a cerca de 400 km acima do Oceano Pacífico, perto da nova Zelândia.
A Dragon levou 3 toneladas de carga, sendo que a maioria da carga são experimentos científicos. Entre os principais itens científicos, podemos citar, o detector de raios cósmicos, chamado de ISS-CREAM, um mini satélite, com capacidade de fazer imagens de alta resolução, e 20 ratos para estudos relacionados com a visão e com o cérebro.
Para sorte dos seis membros da tripulação da ISS, uma grande variedade de sorvete também foi levado pela Dragon e até um bolo de aniversário, já que o astronauta da NASA Randolph Bresnik fará 50 anos no próximo mês.
“Parabéns, trabalho bem feito”, foi a mensagem mandada pelo Controle da Missão em Houston. “Vocês acabaram de pegar suas comidas fresquinhas”.
Essa foi a décima terceira missão de suprimentos da SpaceX para a ISS.
“A tripulação está pronta para começar a executar os experimentos científicos”, disse Fischer quando deu uma volta por dentro do compartimento de carga da Dragon.
São mais de 250 experimentos que serão executados nos próximos meses.
“Precisamos voltar ao trabalho, temos uma Dragon para descarregar”, Fischer disse ao Controle da Missão.
A SpaceX é uma das duas empresas que possuem contrato com a NASA para levar carga para a ISS. A Orbital ATK é a outra, a próxima missão será em Novembro, e irá decolar da Ilha de Wallops, na Virgínia. As duas empresas têm feito o serviço de suprir a ISS para a NASA, desde que a agência aposentou os ônibus espaciais.
Fonte:
https://phys.org/news/2017-08-spacex-dragon-scientific-bounty-space.html