fbpx
23 de dezembro de 2024

Câmeras da Rede BRAMON Registram Grande Meteoro Cruzando Os Céus da Região Sudeste do Brasil


meteoro_campinas_01


observatory_150105Uma gigantesca bola de fogo rasgou o céu de diversas cidades brasileiras na noite de segunda-feira, produzindo um forte clarão observado desde São Paulo até Minas Gerais. De acordo com a BRAMON, este é um dos maiores bólidos já registrados pelas câmeras de vigilância da instituição.

A rocha entrou na atmosfera terrestre por volta das 19h07 BRT e cruzou parte da Região Sudeste do país vinda provavelmente do sul-sudeste no sentido Norte-Noroeste.

Em diversas cidades houve relatos da bola de fogo, inclusive na capital paulista. Testemunhas disseram que durante o tempo de observação a luz o objeto parecia variar do amarelo no início da trajetória ao branco-azulado nos momentos finais. Nenhum relato, no entanto, confirma a ocorrência de algum estrondo sônico.

Segundo a internauta Adnaloy Andrade, de Pouso Alegre, cidade localizada no sul de MG, a bola de fogo era tão grande e brilhante que chegou a pensar que ia cair sobre sua cabeça. Para Adnaloy, foi assustador e lindo ao mesmo tempo.

Monitoramento

De acordo com informações prestadas pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros, BRAMON, este é um dos maiores bólidos já registrados pelas câmeras de vigilância da entidade. Segundo a BRAMON, três câmeras registraram o momento da ruptura, duas delas instaladas em Campinas, SP, e outra em Mogi das Cruzes, SP.

Uma análise inicial feita por Carlos Apodman Bella, ligado à BRAMON, mostra que a altitude final antes da fragmentação ficou abaixo de 38km , considerada bastante baixa para um meteoro.

A triangulação das imagens permitiu aos especialistas da BRAMON traçarem um shape aproximado da orbita do meteoro, revelando que antes de se chocar contra a alta atmosfera da Terra a rocha orbitava para além do planeta Marte, o que significa que pode ser um dos inúmeros fragmentos pertencentes ao Cinturão de Asteroides.


meteoro_campinas_03


BRAMON

A BRAMON é uma iniciativa do astrônomo amador Eduardo Plácido Santiago, que em outubro de 2013 iniciou o projeto de uma rede de monitoramento de meteoros. Menos de um ano depois, a BRAMON é hoje referência em sua área de atuação.

Com cerca de 16 câmeras ativas, a entidade vem obtendo um ótimo índice de registros de eventos de grande porte como este e a taxa de captura de bólidos tem sido de um por mês, o que supera largamente as expectativas iniciais.

Até final do ano as previsões apontam a implantação de mais 5 câmeras em todo território nacional, realizando uma cobertura sem precedentes dos eventos magníficos que eram subestimados nos céus brasileiros.

Se você tem interesse em participar da BRAMON e também quer montar uma estação de vigilância dos céus, entre em contato com a BRAMON através do email: bramon@bramon.com.br.


meteoro_campinas_02


EM CAMPINAS

Câmeras do Observatório Municipal Jean Nicolini, em Joaquim Egídio,  Campinas, capturaram às 19h10 de segunda-feira, dia 1 de setembro,  imagens de um meteoro cruzando a atmosfera. Este é o segundo meteoro grande e brilhante que é visto passando pelo céu de Campinas em menos de dez dias, segundo o astrônomo Júlio Lobo. 
 

O primeiro meteoro foi visto às 5h53 no dia 23 de agosto e desintegrou a 66 quilômetros de altura. O segundo, informou Lobo, desintegrou-se a 33 quilômetros de altura. Astrônomos chamam o objeto de meteoro de bólido, quando é muito brilhante, e de fireball (bola de fogo). 
 

Júlio Lobo explica que as câmeras do Observatório estão integradas à Rede Brasileira de Observação de Meteoros BRAMON (Braziliam Meteor Observation) e são conectadas a softwares inteligentes que conseguem distinguir aviões e outros objetos dos meteoros. 
 

O astrônomo explicou que as câmeras do observatório são ligadas automaticamente às 18h e funcionam a noite toda. O astrônomo monitora as câmeras de sua casa e viu as imagens do segundo meteoro por volta das 19h30. Ele disse que outras estações também registraram a passagem do objeto, caso de Mogi das Cruzes e Santo Antônio de Posse. 
 

Imagens da passagem do meteoro estão disponíveis no canal do YouTube com o nome Júlio Lobo Meteoro Campinas. Até o começo da noite já eram mais de 11 mil visualizações. Link https://www.youtube.com/watch?v=xGOetjiINuw

Gostaria de deixar aqui o meu parabéns a todos da Rede BRAMON, o trabalho totalmente independente feito por eles é espetacular, é uma verdadeira vigília de parte dos céus do Brasil. Eles são os verdadeiros guardiões da noite. Parabéns a todos pelo excelente trabalho.



Fontes:

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo