fbpx

Câmera HiRISE Registra Falhas na Região de Ius Chasma em Marte


Ius Chasma é uma das muitas depressões íngremes interconectadas, ou chasmatas, que constituem o Valles Marineris, o maior sistema de cânions do Sistema Solar, em Marte.

A chasma tem aproximadamente 900 quilômetros de extensão e está localizada na porção oeste do Valles Marineris. O interior da Ius Chasma tem entre 8 e 10 quilômetros de profundidade e é dividido por uma proeminente cadeia de tendência de leste para oeste conhecida como Geryon Montes.

A região mostrada nas imagens desse post está localizada nas coordenadas 7.8?S, 279.5?E, no interior da Ius Chasma. Uma variedade de terreno brilhante e de tonalidade intermediária e unidades de camadas formadas por diferentes tipos de rochas formam o interior dessa chasma. Falhas proeminentes de vários tamanhos têm deslocado e deformado essas unidades de camadas e os afloramentos, alguns deles foram deformados de forma espetacular.

O material ejetado de crateras de impacto com aparência recente formados nas unidades de tonalidade clara revelam a existência de um substrato mais escuro, como um basalto. Dunas lineares estão localizadas na parte superior das unidades aflorantes de tonalidade mais clara e estão em todos os lugares do interior da chasma. Essas dunas estão orientadas na direção norte—sul e indicam que ventos preferencialmente do oeste sopram sobre o cânion. 

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_025020_1720


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo