A famosa câmera High Resolution Imaging Science Experiement, ou HiRISE, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA adquiriu essa imagem detalhada de uma cratera de impacto recente (na escala geológica, apesar de velha para a escala de vida humana) na região de Sirenum Fossae em Marte, no dia 30 de Março de 2015.
Essa cratera parece relativamente recente já que ela apresenta um anel nítido e material ejetado bem preservado. Os taludes internos íngremes são cavados por valas e incluem possíveis lineamentos recorrentes de taludes naqueles voltados para o equador. As crateras recentes normalmente apresentam taludes íngremes e ativos, assim sendo a equipe da câmera HiRISE pode monitorar essa mesma cratera com o passar dos anos em busca de mudanças. A litologia do embasamento também é diversa. A cratera tem pouco menos de 1 km de diâmetro.
A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project e o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Fonte:
http://www.nasa.gov/image-feature/fresh-crater-near-sirenum-fossae-region-of-mars