fbpx

Câmera HiRISE Identifica Cratera Relativamente Recente na Região de Tharsis em Marte


Essa cratera de impacto em Marte tem aproximadamente um quilômetro de diâmetro. A cobertura de material ejetado, ou seja, a parte remanescente do material ejetado pelo impacto original que formou a cratera ainda é visível indicando que essa cratera é relativamente recente.

Mas o que significa uma cratera ser recente em termos tempo para Marte? Quando falamos sobre as crateras de Marte, o termo recente é um termo relativo: o impacto que criou a cratera aqui mostrada pode ter ocorrido a milhões de anos atrás. Nós podemos normalmente diferenciar as crateras mais velhas e mais novas pela aparência de seus anéis. Um anel de cratera que parece mais bem definido e nítido pertence a uma cratera mais recente, enquanto que um anel que se apresenta de maneira claramente erodida pertence a uma cratera mais velha.

A região Tharsis em Marte, região onde localiza-se essa cratera é o lar de alguns dos maiores vulcões de escudo do Planeta Vermelho, incluindo entre eles o Monte Olympus, o maior vulcão de todo o Sistema Solar.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_019641_2310


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo