Como é solitária a vida em Marte. Uma imagem feita pela sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter, no dia 8 de Abril de 2015, registrou o sinal do rover Curiosity passando através de um vale chamado Artist’s Drive no talude inferior do Monte Sharp.
A imagem foi feita com a câmera High Resolution Imaging Science Experiment ou HiRISE, e mostra a posição do rover depois de ter sido guiado por cerca de 23 metros no seu dia de trabalho, ou sol, de número 949 em Marte.
A localização do rover, com sua sombra se estendendo para a direita, é indicada por um retângulo na imagem acima. O norte está para cima. A imagem cobre uma área de 500 metros de diâmetro. Uma versão da imagem sem anotação, pode ser encontrada em:
http://www.jpl.nasa.gov/images/mro/20150422/pia19392-non.jpg
O rover Curiosity usou uma rota através da Artist’s Drive no seu caminho em direção às camadas mais elevadas do Monte Sharp após examinar afloramentos da unidade basal da montanha, num ponto denominado de Pahrump Hills. O destino científico do rover, num ponto chamado de Logan Pass está na parte inferior esquerda dessa imagem. Um mapa mais vasto da área pode ser baixado em:
http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA19390
Essa imagem é uma versão da observação feita pela HiRISE e classificada como ESP_040770_1755. Outras imagens e outros produtos da HiRISE estão disponíveis em:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_040770_1755
A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp. Em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project e o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Fonte:
Comente!