fbpx

Camadas de Rocha São Reveladas na Cratera Terby em Marte

A erosão tem revelado muitas camadas de rochas sedimentares em Marte, como mostra essa imagem da região na Cratera Terby.

A cratera Terby é uma cratera de 170 km de diâmetro localizada ao longo da borda norte da Hellas Planitia, e é interessante para os cientistas devido a aparente modificação sofrida pela água líquida. As rochas sedimentares como essas reveladas nos platôs dessa imagem podem ser trabalhadas tanto pelo vento como pela água. Feições de erosão na cratera Terby nos dão uma interessante visão dentro das camadas que podem conter pistas de como se é que aconteceu, a água alguma vez fluiu através da superfície de Marte.

A imagem abaixo mostra algumas feições parecidas com valas que cortam múltiplas camadas sedimentares. O material resultado da erosão tem sido depositado em leques na base do platô. As incisões das valas revelam uma imagem mais jovem, um pouco azulada ou roxa, das camadas que constituem o platô do que das camadas cortadas (amarronzadas). Existe uma mudança de cor (para um tom mais claro amarelo) das camadas no topo da alcova das valas e da superfície que se torna mais suave e menos íngreme. Essas diferenças nas aparências das camadas  provavelmente indicam uma diferença na composição ou na resistência à erosão entre as camadas mais claras e mais escuras e mais rasas e mais íngremes.

A cratera Terby em Marte foi em um certo momento considerada como um ponto potencial para o pouso da missão Mars Science Laboratory. Esse ponto não é mais considerado para essa missão, mas pode ser aproveitado em missões futuras a Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021942_1520

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo