O único lançamento para a órbita do ônibus espacial soviético Buran, aconteceu no dia 15 de Novembro de 1988, às 00:00 hora de Brasília, desde o Cosmódromo de Baikonur. Ele decolou não tripulado, impulsionado por um foguete especialmente desenvolvido para isso e chamado Energia. O sistema de suporte a vida, estava parcialmente instalado e nenhum software tinha sido instalado para rodar nos computadores. Apesar do primeiro voo tenha acontecido com mais de 4 anos de atraso, a missão foi um sucesso. A sequência automática de lançamento foi realizada como esperado, e o Energia levou o veículo até uma órbita temporária, antes do módulo orbital se separar como planejado.
Após seguir para uma órbita mais elevada e completar duas revoluções ao redor da Terra, os retrofoguetes ligaram automaticamente para começar a descida pela atmosfera. Exatamente com 206 minutos de missão, o Buran pousou, tendo perdido somente 5 dos seus 38000 protetores térmicos durante o voo.
O pouso automático aconteceu na pista do Cosmódromo de Baikonur, apesar de um vento lateral de 61.2 km/h, ele pousou somente a 3 metros lateralmente e 10 metros longitudinalmente da marca prevista. O voo não tripulado foi a primeira vez que uma nave desse tamanho e dessa complexidade foi lançada e completou manobras na atmosfera, reentrou na atmosfera e pousou totalmente automática.
Para mais informações sobre esse fascinante projeto da ROSCOMOS, acesse: http://www.buran-energia.com/