Essa nova imagem da galáxia espiral IC 342, também conhecida como Caldwell 5, inclui dados obtidos pelo Nuclear Spectroscopic Telescope Array da NASA, ou NuSTAR. Os raios-X de alta energia do NuSTAR foram traduzidos para a cor magenta, e foram sobrepostos a imagens da luz visível que destaca a galáxia e os seus braços espirais. O NuSTAR é o primeiro telescópio em órbita da Terra que é focado em fazer imagens da luz de raio-X de alta energia do cosmos. Observações anteriores feitas dessa mesma galáxia em comprimentos de onda similar apresentavam o objeto como um todo como sendo somente um pixel.
As duas manchas em magenta são buracos negros pela primeira vez detectados em comprimentos de onda de raios-X de energia mais baixa pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA. Com os dados complementares do NuSTAR, os astrônomos podem começar a estudar as propriedades misteriosas dos buracos negros. Os buracos negros aparecem muito mais brilhante do que os típicos buracos negros de massa estelar como aqueles que populam o núcleo de galáxias como a nossa, assim eles não podem ser buracos negros supermassivos ou eles teriam migrado para o centro da galáxia. Ao invés disso, eles podem ser buracos negros de massa intermediária, ou possa haver algo diferente para explicar seu estágio extremamente energético. O NuSTAR muito provavelmente ajudará a responder a essas questões e completar o quebra-cabeça.
A IC 342 localiza-se a 7 milhões de anos-luz de distância na constelação de Camelopardalis. As bordas externas da galáxia não podem ser vistas nessa imagem.
Essa imagem mostra os dados de raios-X do NuSTAR adquiridos em 10 a 35 kiloeltron volts.
A imagem feita na luz visível veio do Digitized Sky Survey.
Fonte:
http://www.nasa.gov/mission_pages/nustar/multimedia/pia16605.html