fbpx
15 de novembro de 2024

Buracos na Coroa Solar São Registrados Pelas Sonda da NASA (SDO e STEREO)

Um par de buracos coronais no Sol foram recentemente registrados pela sonda da NASA Solar Dynamics Observatory, essa atividade solar pode em breve causar auroras na Terra.

O par de buracos foi registrado entre 9 e 12 de Janeiro de 2011 pelo instrumento AIA acoplado ao SDO, instrumento esse que registra imagens no ultravioleta extremo. As imagens, geraram também um vídeo onde é possível além de ver os buracos observar a rotação do Sol que não é captada em imagens estáticas.

Os resultados das pesquisas feitas com o SDO sobre a coroa solar aparecem em destaque na revista Science de 7 de Janeiro de 2011, e uma bela foto feita pela sonda ilustra a capa dessa edição.

Buracos coronais na superfície do Sol são as fontes de abertura das linhas de campos magnéticos e são áreas que produzem ventos solares em alta velocidade gerando jatos de partículas que são expelidos para o espaço. O vento solar viaja a uma velocidade de 800 km/s. Após gastar alguns dias atravessando o espaço as partículas se chocam com a Terra e podem gerar a formação de belas auroras que iluminam os céus do extremo norte e sul da Terra.

Os dois buracos se desenvolveram em alguns dias. No vídeo pode-se ver claramente um buraco acima do equador solar e outro abaixo. De acordo com o release lançado pela NASA, os buracos coronais aparecem escuros no ultravioleta extremo, com comprimento de onda de 193 Angstroms que é apenas um pouco menor que o material – ferro ionizado – que está sendo imageado.

[youtube width=”800″ height=”666″] http://www.youtube.com/watch?v=jXNdhKKKUzU[/youtube]

Outro vídeo mostra em 3D o buraco coronal registrado por outra sonda da NASA, na realidade, duas sondas que fazem parte do projeto STEREO e que orbitam o Sol. Para ver o efeito 3D é necessário utilizar os óculos especiais para isso.

[youtube width=”800″ height=”666″] http://www.youtube.com/watch?v=YexuFadxpTU [/youtube]

A sonda SDO foi lançada ao espaço em 11 de Fevereiro de 2010 pelo foguete Atlas V a partir do Cape Canaveral Air Force Station na Flórida.

A sonda que custou um bilhão de dólares é a cereja do bolo da frota de sondas da NASA dedicada ao estudo do Sol e em breve celebrará um ano no espaço. A missão da SDO é explorar o Sol e o seu complexo mecanismo interno em detalhes sem precedentes até hoje. Para isso ela usa três instrumentos científicos, o HMI, o AIA e o EVE.

Fonte:

http://www.universetoday.com/82576/holes-in-the-sun%E2%80%99s-corona-in-2-d-3-d-and-video/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo