Buraco Negro Monstruoso com 100 Milhões de Vezes a Massa Solar no Centro de Galáxia

Um buraco negro monstruoso com 100 milhões de vezes a massa solar está se alimentando de gás, poeira e um anel de estrelas no centro da galáxia NGC-1097, localizada a 50 milhões de anos-luz. O anel de estrelas do buraco negro forma o olho da galáxia que foi fotografado pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA.

A estranha galáxia espiral estende seus longos braços de estrelas vermelhas no espaço. Mas a NASA diz que o buraco negro no centro da Via Láctea é minúsculo se comparado com esse da NGC-1097, com a massa de apenas algumas milhões de vezes a massa solar.

“O destino desse buraco negro e de outros como esse ainda é uma área ativa de pesquisa”, diz George Helou, diretor do Centro de Ciências do Spitzer da NASA. “Algumas teorias garantem que os buracos negros podem se acalmar  e eventualmente entrar num estado de dormência como o buraco negro localizado no centro da via Láctea”.

“O anel de estrelas é outro tema fascinante de estudo pois é uma região onde estrelas estão sendo formadas numa alta taxa”, diz Kartik Sheth. Os braços espirais vermelhos da galáxia e o turbilhão localizado entre eles mostram poeira sendo aquecida pelas estrelas jovens, enquanto que a população de estrelas mais antigas na galáxia apresentam coloração azulada. Um ponto azul apagado à esquerda da imagem mostra uma galáxia companheira, enquanto que outros pontos representam estrelas de outras galáxias.

Fonte: http://www.stumbleupon.com/su/8RD2kd/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/01/-image-of-the-day-monster-galaxy-with-a-black-hole-core-100-million-x-sun.html/r:t

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.