fbpx

Buraco Negro Gigante está Afastado do Centro Galáctico

Um buraco negro super-massivo – mais pesado que um bilhão de sóis – aparece como se estivesse saindo da sua galáxia hospedeira a uma velocidade de 670000 milhas por hora.

“Nós localizamos uma fonte de raios-X peculiar”, diz o estudo publicado no periódico The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, liderado por Marianne Heida da Universidade de Utrecht na Holanda, “que pode ser uma supernova do tipo IIn muito azul, uma estrela de raios-X com um brilho óptico muito intenso ou um buraco negro super massivo recuado”.

Percebido pelo telescópio espacial de raios-X da NASA Chandra, o objeto chamado de CXO J122518.6+144545 localiza-se a 607000 anos-luz de distância da Terra na galáxia SDSS DR7. Curiosamente o objeto está localizado a 10500 anos-luz afastado do centro da galáxia marcado por um ponto brilhante que o acompanha no céu, notado nas imagens do Telescópio Espacial Hubble.

As leituras de brilho de raios-X do CXO J122518.6 parecem muito altas para uma estrela explodindo ordinária. E o brilho do ponto que acompanha a fonte de raios-X é muito brilhante para ser uma estrela convencional que emite raios-X. Ao invés disso, o CXO J122518.6 se parece mais com um buraco negro recuado que foi chutado para fora do centro da galáxia. Quase todas as galáxias acredita-se possuam buracos negros grandes, estrelas colapsadas com uma gravidade tão forte que nem mesmo a luz pode escapar, incluindo a Via Láctea.

Então do que o CXO J122518.6 está se recolhendo? A hipótese mais provável diz que dois buracos negros gigantes colidiram no centro da galáxia. A rotação dos buracos negros transladaram e chutaram para fora o resultado dessa fusão deixando-o afastado do centro galáctico.

Os astrônomos têm a esperança de observar fusões entre buracos negros como sendo um teste para verificar se as ondas gravitacionais se comportam como previsto na teoria de Einstein e então buscar por novas leis físicas que possam explicar tal fenômeno. O estudo publicado sugere que observar o resultado final dessa fusão pode começar a dar pistas sobre essa busca.

Fonte:

http://content.usatoday.com/communities/sciencefair/post/2010/05/monster-black-hole-ejected-from-host-galaxy/1?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo