Na noite de 24 de Dezembro de 2011, uma bola de fogo cruzou os céus da Alemanha e chamou a atenção não só do público em geral, como também de especialistas que estudam o evento. Embora o mistério não tenha sido solucionado completamente, a resposta pode estar na Rússia.
De acordo com especialistas alemães a enigmática bola de fogo é um lixo espacial russo. O Observatório Real da Bélgica, disse em sua página na internet no domingo, que a bola de fogo foi causada pela reentrada na atmosfera do terceiro estágio da nave Soyuz que transportou a parte final da Expedição 30 na última semana para a ISS. A bola de fogo foi observada por volta das 5:30 da tarde hora local, na Alemanha, Bélgica, Holanda e França. A peça que reentrou na atmosfera queimou a aproximadamente 80 km acima da superfície da Terra, a direção do voo foi de oeste para leste e viajou a uma velocidade entre 25 e 28 mil milhas por hora.
Para o público em geral foi uma mistura de susto e de admiração. Um porta-voz da Agência Aeroespacial Alemã escreveu para portais de notícias avisando que poderia ser um meteoro. Disse ele, que a cada anão, 200 toneladas de material vindo do espaço caem na Terra, e algumas vezes são partes grandes e que proporcionam esse tipo de espetáculo. Um centro de estudos ufológicos na Alemanha recebeu numerosas chamadas e e-mails sobre o fenômeno. Nos vídeos reproduzidos aqui nesse post, pode-se ver que o fenômeno pode ser seguido por uns 30 segundos e depois por mais uns 20 segundos até o desaparecimento completo da bela cauda formada.
Como ainda não está certo que foi mesmo parte da Soyuz que reentrou na atmosfera da Terra, alguns especialistas acreditam que possa ser uma parte maior de um meteoro, já que bolas de fogo como essa são o espetáculo final da entrada de um meteoro na atmosfera da Terra. Uma bola de fogo normal se queima em um segundo, raramente uma queima dura tanto tempo como a que foi registrada. Em um dos vídeos pode-se notar que a bola de fogo parece ser espessa como um planeta. Algumas vezes a bola de fogo parece explodir e mudar de cor durante a trajetória. Os especialistas trabalharão nos próximos dias analisando imagens, vídeos e dados para tentar chegar a uma conclusão definitiva se o fenômeno foi causado pela reentrada de parte da nave Soyuz ou por um meteoro. Recentemente foi instalado um sistema chamado de Fireball Network, mas aparentemente ele ainda não está funcionando a pleno vapor, porém, de qualquer modo os especialistas buscarão informações nesse sistema.
Seja lá o que for que tenha entrado na atmosfera da Terra sobre a Europa na véspera do natal, as comparações com a chamada Estrela de Belém que guiou os reis magos na história da Bíblia foram imediatamente feitas. No caso da Bíblia os especialistas acreditam que a chamada estrela que guiou os reis magos era na verdade o cometa de Halley que aparece nos céus da Terra a cada 76 anos. E nesse caso mais recente, embora a bola de fogo não tenha guiado ninguém para lugar nenhum, foi um espetáculo que chamou a atenção de muitos e coloriu mais ainda a noite de natal.
Fontes:
http://news.discovery.com/space/santa-soyuz-reentry-europe-sighting-111226.html