Bloop: O Misterioso Som das Profundezas do Oceano

O que criou esse estranho som no Oceano Pacífico da Terra? A imagem aqui reproduzida e que está no ar hoje no site APOD é uma representação visual de um som forte e incomum denominado de Bloop e que foi capturado por microfones no mar profundo em 1997. No gráfico, o tempo é mostrado no eixo horizontal, a profundidade do som é mostrada no eixo vertical e o brilho das barras representa a intensidade. Embora esse som Bloop seja um dos mais altos sons já registrados nos oceanos da Terra sua origem ainda é desconhecida. O som, acredita-se que teve sua origem na costa sul da América do Sul e foi audível a 5000 quilômetros de distância. Embora o som tenha similaridades com sons vocais de organismos vivos, nem mesmo a baleia azul é grande suficiente para produzir um som com essa intensidade. Esse som aponta para uma intrigante hipótese que seres vivos maiores que as baleias azuis vivam nas profundezas escuras dos oceanos. Uma possibilidade menos inspirada pela imaginação contudo é que o som seja resultado de algum tipo de choque entre icebergs. Nenhum outro Bloop foi ouvido desde 1997 embora outros sons sem explicação tenham sido registrados.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100427.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.