Um bilionário japonês escolheu seus companheiros de tripulação para a primeira missão lunar artística da história.
Yusaku Maezawa, que fez fortuna como varejista de moda online, anunciou as oito pessoas que voarão com ele na missão DearMoon, que visa usar uma espaçonave da SpaceX para voar ao redor da Lua já no próximo ano.
“Espero que todos reconheçam a responsabilidade de deixar a Terra, viajar para a Lua e voltar”, diz Maezawa no vídeo em japonês.
A data de lançamento anunciada anteriormente para 2023 pode atrasar substancialmente, no entanto, já que a Starship ainda não foi aprovada para uma jornada orbital ao redor da Terra, muito menos um voo para a lua.
A espaçonave está aterrada há mais de 18 meses, enquanto a SpaceX aguarda a aprovação da Federal Aviation Administration em relação aos requisitos de avaliação ambiental em seu local de lançamento da Starbase no sul do Texas.
Mas o bilionário japonês já escolheu quem vai com ele nessa viagem, e os escolhidos foram:
Steve Aoki, DJ, produtor e artista de música eletrônica com vários álbuns de estúdio nas paradas da Billboard;
Tim Dodd, criador do canal do YouTube “Everyday Astronaut” (Dodd entrevistou o fundador da SpaceX, Elon Musk, várias vezes diante das câmeras);
Yemi AD, artista e coreógrafo conhecido por seu trabalho com a JAD Dance Company e com Ye (ex-Kanye West);
Karim Iliya, fotógrafo cujas publicações incluem a revista National Geographic;
Rhiannon Adam, uma fotógrafa que foi apoiada pela BBC/Royal Geographical Society e ganhou vários prêmios.
Brendan Hall, cineasta de projetos como o documentário de duas horas “Blood Sugar Rising” sobre diabetes nos Estados Unidos.
Dev Joshi, um “ator de televisão indiano conhecido por interpretar o papel de Baal Veer em Baal Veer e Baalveer Returns da Sony Sab.
TOP, um rapper sul-coreano conhecido como líder da boy band Big Bang;
Dois membros de apoio: a dançarina Miyu e a snowboarder Kaitlyn Farrington.
Cada membro da equipe da DearMoon foi brevemente citado em um vídeo do canal da missão no YouTube, e o anúncio foi confirmado nos feeds do Twitter de Dodd e Maezawa.
“Não sei o que isso vai fazer comigo emocionalmente, e acho que isso faz parte da aventura”, diz Dodd no vídeo.
Adam acrescenta: “Espero que esta missão traga muitas mudanças pessoais e profissionais”.
O vídeo também inclui várias visualizações da Starship em teste, incluindo pelo menos um dos disparos estáticos do sistema SpaceX.
O projeto DearMoon de Maezawa foi anunciado em 2018 para levar astronautas à Lua, após um controverso “ concurso de namoradas ” para uma missão espacial extinta. Maezawa está assumindo o custo dos assentos para a tripulação.
Quando as inscrições para a DearMoon foram abertas em agosto de 2021 , Maezawa não especificou quais qualificações eram necessárias para ingressar na missão.
Em dezembro daquele ano, o bilionário japonês voou para a Estação Espacial Internacional em um curto período com seu cinegrafista, Yozo Hirano, e vários cosmonautas russos em uma espaçonave Soyuz durante o lançamento e o pouso.
A Starship também foi incumbida de colocar astronautas da NASA na lua durante algumas missões do programa Artemis, e outro bilionário (Dennis Tito) reservou um assento em 2021 para ele e sua esposa Akiko em um futuro voo ao redor da Lua, em uma missão para a qual outros pessoas serão anunciadas.
Fonte:
https://www.space.com/dearmoon-announces-moon-crew-spacex-starship