fbpx

BepiColombo – Por Que Vamos Voltar Para Mercúrio? – Space Today TV Ep.1525

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

No dia 19 de Outubro de 2018, será lançada para mercúrio a missào conhecida como Bepicolombo.

Essa é uma missão conjunta da ESA e da JAXA para vistiar o planeta mais próximo do sol.

Merçurio até hoje foi visitado e estudado por duas sondas.

Primeiro em 1974 pela missão Mariner 10 da NASA e posteriormente pela sonda MESSENGER também da NASA.

A MESSENGER passou 4 anos na órbita de Mercúrio mapeando e estudando o planeta e descobriu muitas coisas interessantes.

Entre elas descobriu que as crateras que fiam eternamente na sombra podem abrigar gelo de água, mostrou que Mercúrio pode ser um mundo quase que ativo e que possui feições interessantes como os famosos hollows, ou cavidades.

Mas mesmo tendo descoberto muita coisa sobre Mercúrio, a MESSENGER deixou muitas questões que ainda precisam ser respondidas e por isso, a ESA e a JAXA se juntaram para a missão BepiColombo.

A Bepi Colombo é uma missão única pois é constituída por duas naves. que irào viajar juntas até Mercúrio e depois serão separadas.

totalmente protegida com isolantes térmicos e radiadores para dissipar o calor a sonda europeia da missão Bepicolombo, conhecida como Mercury Planetary Orbiter, levará 11 instrumentos científicos para estudar Mercúrio.

O objetivo será estudar a estrutura de Mercúrio e a sua composição.

Essa sonda irá fazer imagens 3D de toda a superfície de Mercúrio e também irá fazer um estudo espectrográfico para determinar a composição do planeta, esse estudo irá gerar um mapa completo das diferentes composiçòes encontradas em Mercúrio.

A outra parte da missão BepiColombo é a sonda japonesa chamada de Mercury Magnetosphere Orbiter, e como o nome já diz terá o objetivo principal de medir e caracterizar o campo magnético de Mercúrio, para isso ela leva 5 instrumentos científicos.

Ao combinar os dados das duas sondas, os pesquisadores poderão ter uma imagem completa da bolha magnética que exiwste em Mercúrio.

Os pesquisadores poderão estudar a influência do vento solar no campo magnético de Mercúrio a interação dele com a superfície e muitas outras características importantes.

Marque na sua agenda, o lançamento acontece dia 19 de Outubro de 2018, às 22:45 hora de Brasília, direto de Kourou na guiana Francesa a bordo de um foguete Ariane 5.

E a viagem até Mercúrio será demorada, ela irá durar um pouco mais de 7 anos.

Mas temos certeza que a espera irá compensar.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo