fbpx
14 de novembro de 2024

Bennu: Mais Uma Rocha Espacial Em Forma De Diamante

O asteroide Bennu está, a cada dia que passa ficando mais próximo da sonda da NASA, OSIRIS-REx.

A sonda registrou oito fotos do asteroide Bennu que tem cerca de 500 metros de diâmetro, na última segunda-feira, dia 29 de Outubro de 2018, quando a sonda estava a cerca de 330 quilômetros de distância da rocha espacial. Os membros da equipe da missão, combinaram essas imagens, em uma única imagem de grande resolução, que revela pedaços de rochas soltos e outras feições da superfície do asteroide.

A foto também mostra a forma do Bennu. O asteroide tem uma forma de diamante, muito parecida com a do asteroide Ryugu, de 900 metros de diâmetro que está sendo estudado pela sonda japonesa Hayabusa2.

Se tudo correr como o planejado, a Haybusa2 deve recolher amostras do Ryugu em 2019, e esse material será mandado de volta para a Terra em Dezembro de 2020. A OSIRIS-REx, tem objetivos semelhantes, a missão pretende recolher amostras do Bennu e enviá-las para a Terra em Setembro de 2023.

Mas a OSIRIS-REx precisa primeiro chegar no Bennu. A sonda que foi lançada em Setembro de 2016, tem realizado suas manobras de aproximação final, nesse mês de Outubro de 2018, para ajudar na chegada. As manobras que aconteceram nos dias 1 e 15 de Outubro de 2018 fizeram com que a sonda diminuísse sua velocidade com relação ao Bennu de 1751 km/h.

O terceiro movimento que aconteceu na segunda-feira, dia 29 de Outubro de 2018, foi feito para a sonda diminuir de 18.8 km/h para 0.39 km/h a sua velocidade com relação ao Bennu. Uma quarta e última manobra está planejada para acontecer em 12 de Novembro de 2018, onde a trajetória da sonda será ajustada e ela colocada numa posição a apenas 20 quilômetros de distância do Bennu, o que deve acontecer no dia 3 de Dezembro de 2018.

Mas a sonda ainda terá muito trabalho, ela não entra na órbita do Bennu até o dia 31 de Dezembro de 2018.

A OSIRIS-REx, significa, Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security, Regolith Explorer, e teve um custo de 800 milhões de dólares. Os principais objetivos da missão são ajudar os pesquisadores a entender melhor os dias iniciais do Sistema Solar, bem como o papel que um asteroide rico em carbono como o Bennu, pode ter tido em ajudar a trazer a vida para a Terra.

A OSIRIS-REx também irá fazer contribuições significantes em outras áreas. Por exemplo, as observações feitas com a missão poderão ajudar a entender quais forças moldam a órbita dos asteroides e revelar ideias sobre os recursos que essas rochas espaciais podem guardar.

Com o Bennu, o Ryugu é um asteroide também rico em carbono. E os objetivos da Hayabusa2 são bem parecidos com os da OSIRIS-REx.

Fonte:

https://www.space.com/42304-asteroid-bennu-diamond-photo-nasa-osiris-rex.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo