Bela Imagem Mostra o VLT Pronto Para a Ação

À medida que o Sol se põem na parte noroeste do céu acima do Deserto de Atacama no Chile, o trabalho astronômico está prestes a começar. Esse é o lar do Very Large Telescope (VLT) do ESO, um dos instrumentos astronômicos mais poderosos já construídos. O VLT está localizado no topo do Cerro Paranal uma montanha com 2600 metros de altura localizada a 120 km ao sul da cidade de Antofagasta.

Essa projeção panorâmica nada comum de 360 graus revela o local de observação de uma perspectiva nova. No centro da imagem, o pessoal que trabalha no Paranal se reuniu para acompanhar o pôr-do-Sol. À direita o domo dos Unit Telescopes do VLT podem ser vistos: grandes máquinas com espelhos primários medindo 8.2 metros de diâmetro e pesando 23 toneladas. Também aparecem na imagem alguns dos telescópios menores de 1.8 metros de diâmetro chamados de Auxiliary Telescopes, que complementam os Unit Telescopes. Na esquerda da imagem pode-se ver o prédio de controle, de os telescópios são operados remotamente durante as seções de observação. Ninguém fica dentro dos domos uma vez que eles estejam abertos.

Desde a sua primeira luz em 1998, o VLT tem sido usado pelos astrônomos para estudar o universo, incluindo  alguns dos fenômenos mais exóticos conhecidos como os exoplanetas, os buracos negros supermassivos e as explosões de raios-gamma.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1130a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.