fbpx

Bela Imagem Feita na Islândia Mostra Paisagem Com Nuvens Mesosféricas (Noctilucent) e Escultura Reykjavíks

A previsão era de uma noite repleta de auroras para o dia 6 de Agosto de 2011. O fotógrafo islandês que fez essa foto relatou que conseguiu observar as auroras por cerca de 1 a 2 minutos, mas não conseguiu boas fotos. Ao invés disso ele pôde testemunhar um fenômeno ainda mais raro chamado de nuvens polares mesosféricas, ou nuvens noctilucent.

Essas nuvens que brilham a noite, são as nuvens mais altas da Terra localizadas na mesosfera a uma altura entre 76 e 85 quilômetros. Elas são muito finas e só podem ser visíveis quando a luz do Sol as ilumina por baixo. Esse tipo de nuvem foi registrado pela primeira vez em 1885. As nuvens mesosféricas podem ser vistas por observadores localizados entre as latitudes 50 a 65 graus tanto no norte como no sul do planeta e no verão quando a mesosfera está mais fria, com temperaturas atingindo os -120?C.

Essas nuvens são muito bonitas de serem observadas e lembram um pouco as auroras, mas são mais estacionárias, ou seja, não ficam dançando no céu como as auroras e apresentam essa bela coloração azul. Algumas pessoas confundiram essas nuvens com aurora nessa noite devido à previsão de uma intensa atividade de auroras para a região.

A escultura que aparece no primeiro plano da imagem acima é chamada de Viajante do Sol. Ela é uma das esculturas Reykjavíks mais icônica que existe e representa uma embarcação Viking navegando no pôr-do-Sol como pode ser observado na parte final do verão. Essa escultura é um dos alvos prediletos dos turistas para fotos. Com a moldura desse céu, toda a cena ficou incrivelmente bela.

Fonte:

http://www.flickr.com/photos/orvaratli/6021148271/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .