fbpx
17 de setembro de 2021

Bela Imagem do Envisat Mostra o Surpreendente Deserto da Namíbia

Essa imagem do Envisat mostra o sul da Namíbia e o norte da África do Sul na costa inferior oeste da África.

Claramente é possível ver na imagem as dunas de areia do deserto da Namíbia, considerado o deserto mais velho do mundo. Parcialmente localizado dentro do Namib-Naukluft National Park, ele é também o local de algumas das dunas mais altas do mundo, dunas essas que chegam até a 300 metros de altura. Os taludes dessas dunas caem em direção às reservas de sal e argila de Sossusvlei.

Ao sul do deserto está a grande área de mineração de diamantes conhecida como Sperrgebiet. Entre eles está Lüderitz, uma cidade de colonização alemã que foi prospera no início do século 20 depois da descoberta de pedras preciosas na região.

Mais ao sul está o Rio Orange, que forma parte da fronteira entre a África do Sul e a Namíbia antes de desaguar no Oceano Atlântico na Baía Alexander que é notada na imagem acima pela coloração verde clara.

Duas cidades localizam-se uma de cada lado do rio, a cidade da Namíbia de Oranjemund na costa norte e a cidade sul africana de Alexander Bay na costa sul. Ambas foram estabelecidas no século 20 para servir as minas de diamantes.

Essa imagem foi adquirida no dia 4 de Julho de 2011, pelo instrumento Medium Resolution Imaging Spectrometer do satélite Envisat operando em modo de resolução completa.

Fonte:

http://www.esa.int/export/esaEO/SEMHDGJTPQG_index_0.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo