Barras de Spray Ajudam a Testar o Congelamento De Motores na NASA

Ron Colantonio (à esquerda), administrador do Atmospheric Environment Safety Technologies Project no Centro de Pesquisa Glenn da NASA em Cleveland, discute com o administrador da NASA Charles Bolden os últimos testes e pesquisas sobre o congelamento de motores de avião durante a visita do administrador ao centro em Fevereiro de 2012. Colantonio mostrou a Bolden como um grande conjunto de barras de spray, como o mostrado na imagem acima, poderia emitir uma nuvem de cristais de gelo em condições de alta altitude e baixa pressão que se ajustam às condições que aviões podem passar durante um voo.

Os cientistas da NASA estão monitorando uma campanha de pesquisa usando testes de voo e de solo para resolver esse mistério da aviação, onde os cristais de gelo estão associados com tempestades tropicais que podem ser ingeridas no centro de um motor quente de avião, derreter e então congelar novamente. À medida que grandes quantidades de gelo vão se formando, alguns desses cristais podem se quebrar e causar danos dentro do motor, ou derreter e fazer com que o motor perca potência ou desligue.

Parte do esforço de pesquisa envolve usar as barras de spray para simular as condições de congelamento nos motores no solo no Propulsion Systems Laboratory no Glenn. Eventualmente, um motor de escala completa será montado no lado oposto da barra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2186.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.