Esse autorretrato do Veículo Robô de Exploração Opportunity mostra a acumulação de poeira nos painéis solares do veículo à medida que o Opportunity se aproxima do seu quinto inverno marciano. A poeira reduz o suprimento de energia do veículo, e a mobilidade é limitada até que o inverno acabe ou o vento limpe seus painéis.
Esse é um mosaico de imagens feitas pela câmera panorâmica, ou Pancam do Opportunity durante os dias de estadia em Marte 2111 e 2814, que corresponde ao período entre 21 a 24 de Dezembro de 2011. A visão feita de cima omite o mastro onde a câmera é montada.
O retrato é apresentado numa cor bem próxima da verdadeira, a equipe que trabalha com as imagens da câmera estima que essa seria a cena como se estivesse sendo vista pelos olhos humanos.
O Opportunity tem trabalhado através de quatro invernos no hemisfério sul de Marte, desde que pousou no planeta em Janeiro de 2004 a 23 quilômetros a noroeste de sua posição atual. Localizado mais perto do equador marciano do que seu irmão gêmeo o Spirit, o Opportunity não precisou ficar voltado para o Sol nos invernos anteriores. Agora, contudo, os painéis solares do Opportunity apresentam uma espessa cobertura de poeira e a equipe está usando uma estratégia utilizada nos três invernos enfrentados pelo Spirit em Marte, ou seja, manter o veículo num talude que fique voltado para o Sol. O Sol passará relativamente baixo no céu do norte da perspectiva do veículo por alguns meses com os dias ficando mais curtos antes e depois do solstício de inverno em Marte que ocorre em 30 de Março de 2012. O Opportunity está conduzindo pesquisas na face norte do talude de um local chamado de Greeley Haven.
Fonte:
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2203.html