Uma CME varreu a Terra, no último dia 13 de Julho de 2013. O impacto não foi dos mais fortes e não criou nenhuma tempestade geomagnética. Contudo, campos magnéticos apontando para o sul da CME têm um grande efeito. A região chamada de Bz negativo, abriu uma fissura na magnetosfera da Terra, permitindo que o vento solar entrasse e gerasse auroras nas altas latitudes. Zack Clothier, fotografou essas sobre o Parque Nacional de Yellowstone, no dia 15 de Julho de 2013.
“Por volta da meia noite, no dia 15 de Julho de 2013, pouco depois da Lua se pôr, as luzes ficaram vivas sobre o White Dome Geyser na região conhecida como Lower Geyser Basin do Parque Nacional de Yellowstone”, disse Clothier. “Enquanto eu estava parado na escuridão um coiote começou a uivar próximo, dando um toque especial para a já interessante cena. Se você olhar com atenção poderá ver um meteoro cruzando a parte baixa do céu em direção ao gêiser, à esquerda da Via Láctea”.
Mais imagens como essa são possíveis de serem observadas no dia 18 de Julho quando um vento solar é esperado varrer o campo magnético da Terra. Os pesquisadores do NOAA estimam em 50% a chance de tempestades geomagnéticas.
Fonte:
http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=84460