fbpx
17 de novembro de 2024

Auroras São Vistas Do Espaço Por Satélite Meteorológico

auroras_vistas_do_espaco

observatory_150105Um fluxo de vento solar atingiu o campo magnético da Terra no dia 13 de Janeiro de 2013, inflamando brilhantes auroras ao redor do Círculo Polar Ártico. Um satélite meteorológico do Departamento de Defesa Norte-Americano fotografou os tentáculos luminosos e sinuosos passando pela Islândia, como mostra a imagem acima.

Mark Conner da Air Force Weather Agency preparou a imagem usando dados da câmera de baixa luminosidade a bordo do satélite DMSP-18. Essa imagem mostra não só as auroras, mas também as luzes das cidades do norte da Europa e o brilho da queima de gás nas plataformas de petróleo no Mar do Norte. As auroras eram tão brilhantes quanto as luzes artificiais abaixo do satélite. A vista a partir do solo comprova essa comparação.

Mais auroras estão sendo forjadas. De acordo com as previsões feitas pela agência NOAA, estima-se uma chance de 15% de atividade geomagnética polar enquanto o vento solar continuar soprando.

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=75613

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo