Nas últimas semanas todos nós temos acompanhado a grande atividade do Sol, com a emissão de enormes labaredas, e ejeções de massa coronal. Essa grande atividade gerou belas auroras na Terra. Essas auroras puderam ser acompanhadas nos estados norte-americanos do Colorado e Nebraska. Mas as melhores observações ocorreram mais ao norte, por exemplo, nos territórios do noroeste do Canadá. A imagem acima, por exemplo, foi feita por Michael Ericsson nessa região do Canadá.
Ericsson disse que esse é um dos melhores lugares no mundo para se ver as auroras. Ele disse que é possível observar o fenômeno a qualquer noite clara se você gastar poucas horas de observação.
Ericsson sabia que esse momento seria especial para a observação das auroras, graças a série de erupções solares que começaram no dia 2 de Agosto de 2011. As explosões não causaram sérios problemas de comunicação em satélites, ou problemas de energia, mas ao invés disso proporcionaram uma visão espetacular desde o lago Tibbitt onde Ericsson montou seu equipamento. Com as fotos que ele fez ele criou o vídeo de lapso de tempo com uma imagem feita a cada 3 segundos.
Aurora Borealis @ Tibbitt Lake, NWT from Michael Ericsson on Vimeo.
Ericsson disse que costuma ver belas auroras particularmente durante o inverno no hemisfério norte, mas essa foi especial. Pelo fato de estar verão no hemisfério norte, o local de Yellowknife não estava completamente escuro o que proporcionou imagens realmente espetaculares.
Ericsson e alguns amigos viajaram para o território Nunavut do Canadá em Abril com o objetivo de documentar as luzes do norte e também ouvir histórias dos nativos da região. Abaixo outro vídeo espetacular das auroras com o som de Alice Ayalik dizendo casos sobre a aurora em sua língua nativa:
Northern light legends, Kugluktuk from Michael Ericsson on Vimeo.
Ericsson não foi o único a registrar as auroras causadas pelas tempestades solares de agosto de 2011. Yuichi Takasaka fez também um filme nos mesmos moldes do filme de Ericsson com algumas nuvens e aviões passando a frente da câmera enquanto registrava as auroras. Takasaka é um especialista em registrar cenas do céu noturno, com foco em auroras, bem como em nuvens estratosféricas e nas passagens da Estação Espacial Internacional. Esse vídeo foi feito no dia 5 de Agosto de 2011, desde Burton Campground na Columbia Britânica.
Fonte: