Durante o fim de semana (21 e 22 de Janeiro de 2012) o campo magnético da Terra foi atingido por uma ejeção de massa coronal, uma CME. A CME, que é na verdade uma grande bolha de plasma solar que sofreu uma erupção no Sol em 19 de Janeiro de 2012, levou mais tempo do que o esperado viajando pelo espaço interestelar para atingir a Terra, mas no Domingo, dia 22 de Janeiro de 2012 ela fez o contato tão esperado.
A pressão da bolha magnetizada comprimi o campo magnético do planeta Terra, chamado de magnetosfera de certa forma que por um breve período de tempo os satélites em órbita geossíncrona são expostos ao ambiente de alta radiação do vento solar. Normalmente de borda externa da magnetosfera engloba esses satélites, repelindo o plasma solar. Mas no domingo eles ficaram expostos enquanto a Terra era atingida pela CME.
Como resultado a tempestade magnética gerou espetaculares luzes nas altas latitudes da Terra, permitindo aos fotógrafos registrarem de forma espetacular esse fenômeno do clima espacial. Uma das fotos mais lindas foi feita por Bjørn Jørgensen, que mostra uma verdadeira explosão de cores no céu sobre Grøtford perto da cidade ao norte da Noruega, chamada de Tromsø.
Uma noite antes ele conseguiu registrar uma aurora sobre a vila costeira de Sommarøy (Ilha do Verão) também perto de Tromsø.
Enquanto que o plasma solar da CME atingia a magnetosfera, o poderoso campo magnético global afunilou as partículas energéticas nas regiões polares. Enquanto que as partículas, principalmente os prótons, impactam na nossa atmosfera uma luz é criada. E muitos fotógrafos conseguem estar no momento certo e na hora certa para registrarem.
Fonte:
http://news.discovery.com/space/big-pic-spectacular-aurora-norway-120123.html
Comente!