Auroras Boreais Fotografadas da Estação Espacial Internacional

northern_lights_iss_20131009


observatory_150105O astronauta Mike Hopkins, a bordo da Estação Espacial Internacional, compartilhou essa imagem das luzes do norte em 9 de Outubro de 2013, dizendo, “A foto não faz justiça à luz do norte. Cobria todo o céu. Verdadeiramente maravilhosa!” As luzes do norte são causadas pela colisão entre partículas que se movem rapidamente (elétrons) do espaço e o oxigênio e nitrogênio na nossa atmosfera. Esses elétrons se originam na magnetosfera, a região do espaço controlada pelo campo magnético da Terra. À medida que elas caem na atmosfera, os elétrons cedem energia para as moléculas de oxigênio e de nitrogênio tornando-as excitadas. Quando as moléculas retornam ao seu estado normal, elas emitem fótons, pequenas explosões de energia na forma de luz.

Os astronautas veem usando câmeras manuais para fotografar a Terra por mais de 40 anos. Começando com as missões Mercury no início dos anos de 1960, os astronautas já fizeram mais de 700000 fotos da Terra. Hoje a estação espacial continua a tradição da NASA de observar a Terra desde uma sonda no espaço.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/northern-lights-viewed-from-the-international-space-station/#.UmHN0lA_tbU


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo