Atualizando as Informações Sobre o Cometa Siding Spring e a Possível Colisão com Marte em 2014

Mars_A1_Latest_2014

observatory_150105A última trajetória calculada para o cometa 2013 A1 (Siding Spring) gerada pelo Near-Earth Object Program Office no Laboratório de Propulsão a Jato indica que o cometa passará a uma distância de 300000 quilômetros de Marte, e existe a forte possibilidade que ele possa passar muito mais perto. A estimativa atual do NEO Program Office com base nas observações de 1 de Março de 2013, colocam o cometa passando a 50000 quilômetros da superfície do Planeta Vermelho. Essa distância é aproximadamente duas vezes e meia a distância da lua mais próxima de Marte, Deimos. As estimativas anteriores tinham previsto uma possível colisão entre o cometa e Marte.

O vídeo abaixo, com base na órbita do cometa calculada por Leonid Elenin, mostra o objeto a 58000 quilômetros de distância. A visualização foi gerada com o software SpaceEngine.

A trajetória do cometa Siding Spring está sendo refinada à medida que mais observações são feitas. Rob McNaught descobriu esse cometa no dia 3 de Janeiro de 2013 no Observatório de Siding Spring na Austrália, e voltando aos seus arquivos de imagens ele descobriu mais imagens do cometa que datam desde 4 de Outubro de 2012. Mais refinamentos para a órbita devem ser feitos à medida que mais dados observacionais sejam obtidos e incorporados nos cálculos.

“Atualmente, Marte localiza-se dentro do intervalo da possível passagem do cometa e a possibilidade de um impacto não pode ser excluída”, disse o JPL. “Contudo, como a possibilidade de um impacto atualmente é menor que um em 600, futuras observações são esperadas para fornecer dados  que irão ou não excluir Marte da rota de impacto”.

O JPL também destacou que durante sua maior aproximação de Marte o cometa provavelmente atingirá uma magnitude visual de 0 ou mais brilhante, com visto pelos rovers no solo de Marte. Da Terra, contudo, não se espera que o cometa seja visível a olho nu, mas ele pode se tornar brilhante o suficiente (magnitude por volta de 8) para ser visto do hemisfério sul do planeta em meados de Setembro de 2014, com binóculos ou com pequenos telescópios.

O cometa Siding Spring se originou muito provavelmente da Nuvem de Oort. Os astrônomos amadores e profissionais estarão, com certeza, de olho na trajetória do cometa para determinar se ele vai ou não acabar se chocando com Marte.

alma_modificado_rodape105