fbpx
25 de novembro de 2024

Atualizando As Informações Sobre a Nova Delphini 2013 e Uma Pequena Galeria de Imagens

nova_delphini_ut_01


observatory_1501054Desde que surgiu em 14 de Agosto de 2013, uma nova brilhante na constelação de Delphinus, agora denominada oficialmente como Nova Delphini 2013, tem brilhado cada vez mais. A nova está com magnitude entre 4.4 e 4.5, significando que pela primeira vez em anos, existe uma nova visível a olho nu, se você tem um céu suficientemente escuro. Se você pretende observá-la melhor pode usar um par de binóculos ou um telescópio para ver essa nova estrela no céu.

A nova foi descoberta pelo astrônomo amador japonês Koichi Itagak. Quando foi observada pela primeira ela tinha magnitude 6, mas tem se iluminado mais. Abaixo a curva de luz da nova, fornecida pela AAVSO (American Association of Variable Star Observers).

nova_delphini_ut_07


Como e onde ver a nova? Abaixo está um belo gráfico mostrando exatamente onde procura-la no céu.

nova_delphini_mapa

Adicionalmente a isso, você pode ver nesse post várias fotos da nova, inclusive as fotos feitas pelo grande Carlos Apodman: https://www.facebook.com/carlos.bella.35, mostradas logo abaixo.

nova_delphini_ut_ap_02

nova_delphini_ut_ap_02

nova_delphini_ut_ap_03

nova_delphini_ut_ap_04


Não tem como prever se a nova permanecerá brilhante por mais alguns dias, e infelizmente a Lua ficará também maior e mais brilhante no céu, até ficar cheia em 20 de Agosto, então se quiser observar a nova, aproveite esse fim de semana.

nova_delphini_ut_05

nova_delphini_ut_06

nova_delphini_ut_04

nova_delphini_ut_02

nova_delphini_ut_03

Fonte:

http://www.universetoday.com/104192/update-on-the-bright-nova-delphini-2013-plus-a-gallery-of-images-from-our-readers/


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo