A pluma de cinzas e vapor que tem origem no vulcão islandês Eyjafjallajökull, atingiu entre cinco e seis quilômetros de altura na atmosfera em 10 de Maio de 2010, quando o instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) a bordo do satélite Aqua da NASA registrou essa imagem. As cinzas estão sendo sopradas para sudeste sobre o Oceano Atlântico. Cinzas vulcânicas de dias anteriores fecharam novamente os aeroportos na Irlanda e em Portugal.
O contorno vermelho observado na figura mostra um ponto quente, provavelmente lava, localizada no cume do vulcão. Ao redor do vulcão pode-se notar que a superfície está negra. Cinzas pretas cobriram a neve no vulcão a medida que ia caindo na superfície. Fazendeiros aos sul do vulcão relataram que cinzas caíram do céu no dia 10 de Maio de 2010. A calota de gelo a leste do vulcão – Myrdals-jökull – está marcada com duas faixas pretas revelando onde o vento soprou concentrando ali as plumas de cinzas dos dias anteriores.
A erupção do vulcão Eyjafjallajökull começou em 20 de Março de 2010. Terremotos registrados nas imediações do vulcão em 10 de Maio de 2010, indicam que o magma continua fluindo dentro do vulcão e uma próxima erupção parece algo muito provável.
Fonte:
http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=43924