Atmosfera da Terra Nos Seus Primeiros Dias Era Tóxica Como A De Vênus

Quando a Terra era jovem, a sua superfície era provavelmente coberta por um oceano de magma, e os gases que subiam desse oceano podem ter contribuído para que a atmosfera na época fosse muito parecida com a atmosfera tóxica que Vênus possui hoje.

O oceano inicial de magma da Terra, foi provavelmente criado pela colisão do nosso planeta com um objeto do tamanho de Marte, que derreteu parte do nosso planeta e criou a Lua. À medida que o oceano de magma esfriava, alguns compostos teriam condensado fora da mistura derretida e então formado uma atmosfera.

Para entender como essa atmosfera era, um grupo de pesquisadores usou uma técnica chamado de levitação aerodinâmica para flutuar um pequeno pedaço de rocha no topo de um jato de gás, enquanto esse gás é aquecido a cerca de 1900 graus Celsius, com um laser, capaz de derrete-lo.

Esse pequeno pedaço de rocha derretido flutuando a quase 2000 graus Celsius é uma miniatura do que existia na Terra nesse seu estado de derretimento. E o gás flutuando ao redor da rocha se comporta como se fosse uma miniatura da atmosfera.

Os pesquisadores então repetiram o experimento, alterando a composição do jato de gás, adicionando e removendo diferentes compostos e tentando encontrar o que mais se parecia com a atmosfera da jovem Terra. Os níveis de oxigênio na amostra derretida mudam dependendo da composição do gás. Eles compararam essas rochas derretidas com amostras de rochas do manto da Terra para determinar qual atmosfera produzida melhor se ajustava com os registros que temos.

Eles descobriram que a melhor atmosfera foi uma atmosfera densa, cheia de dióxido de carbono e com relativamente pouco nitrogênio, similar à atmosfera de Vênus hoje. A atmosfera de Marte tem quase que a mesma composição embora seja bem mais fina.

O fato é que a Terra é maior que Marte, significando que ela tinha gravidade o suficiente para segurar uma atmosfera, e mais fria do que Vênus permitindo que a água se mantivesse em estado líquido na sua superfície, extraindo assim o dióxido de carbono da atmosfera e evitando que o planeta passasse por um efeito estufa devastador como o que Vênus experimenta até hoje.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2260767-earths-early-atmosphere-may-have-been-toxic-like-the-one-on-venus/#ixzz6fIdxtE3p

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.