fbpx

Astrônomos Detectam Duas Novas Moléculas Orgânicas No Meio Interestelar

Astrônomos usando o radiotelescópio de 40 m no Observatório Yebes detectaram duas novas moléculas complexas, butadiinetionil (HCCCCS) e etinilbutatrienilideno (HCCCHCCC), em direção à Taurus Molecular Cloud 1.

Taurus Molecular Cloud 1 (TMC-1) é um núcleo de nuvem sem estrelas localizado a cerca de 440 anos-luz da Terra na constelação de Touro. Faz parte da Nuvem Molecular de Touro e apresenta uma interessante química rica em carbono.

“O número de moléculas descobertas na fria nuvem escura TMC-1 – tanto com o radiotelescópio Yebes-40 m como através do levantamento da linha QUIJOTE1 quanto o radiotelescópio Green Bank 100 m com o levantamento GOTHAM – demonstra a grande importância desta fonte para uma compreensão completa da química do meio interestelar”, disse o astrônomo do Instituto de Física Fundamental Raúl Fuentetaja e colegas.

“Os modelos químicos ainda não são precisos o suficiente para prever todas as moléculas que foram descobertas, então devemos continuar a estudar as várias reações químicas para restringir melhor os modelos de núcleos pré-estelares frios.”

“A nuvem TMC-1 é notavelmente rica em hidrocarbonetos, como longas cadeias de carbono, propargil, vinil acetileno e alenil diacetileno”, acrescentaram.

“Além disso, várias moléculas cíclicas, como indeno, ciclopentadieno, ortobenzino e fulvenaleno, foram descobertas lá.”

Em seu novo estudo, o Dr. Fuentetaja e co-autores observaram o núcleo TMC-1 na faixa de radiofrequência de 31.1-50.2 GHz.

As observações foram feitas como parte da pesquisa em andamento da linha QUIJOTE, realizada com o telescópio Yebes de 40 m.

“Usamos um novo receptor construído dentro do projeto Nanocosmos, que consiste em dois amplificadores de transistores frios de alta mobilidade eletrônica cobrindo a banda de 31,0-50,3 GHz com polarizações horizontal e vertical”, explicaram os astrônomos.

“Os dados são provenientes de várias execuções de observação realizadas entre dezembro de 2019 e maio de 2022 e correspondem a 546 horas de tempo de observação na fonte.”

Os pesquisadores foram capazes de detectar duas novas moléculas, butadiinetionil e etinilbutatrienilideno, em direção ao TMC-1.

Uma dessas moléculas, butadiinetionil, é uma espécie que contém enxofre.

“Investigamos a formação dessas duas moléculas usando cálculos de modelagem química”, disseram os autores.

“As abundâncias observadas podem ser explicadas assumindo rotas padrão de formação de fase gasosa envolvendo reações neutras-neutras e reações íon-neutras”.

Fonte:

https://www.sci.news/astronomy/interstellar-medium-organic-molecules-11370.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo