Astrônomos Descobrem Júpiter Quente Usando Dados Obtidos Por Astrônomo Amador

Cientistas no Observatório Astronômico Kourovka da Universidade Federal Ural descobriram um novo exoplaneta.

Um dos candidatos encontrados pelo projeto denominado Kourovka Planet Search, ou KPS, foi confirmado como sendo um Júpiter quente. O exoplaneta, conhecido agora como KPS-1b, orbita uma estrela parecida com o Sol, com um período de 40 horas. A massa e o tamanho do exoplaneta KPS-1b estão próximas das características de Júpiter, mas ele está localizado bem perto de sua estrela mãe. Devido a essa proximidade, a temperatura da atmosfera do KPS-1b é muito mais alta do que a de Júpiter.

O software usado para analisar os dados e para pesquisar por candidatos a exoplanetas foi desenvolvido na UrFU. Observações subsequentes de candidatos a exoplanetas foram conduzidas por um grande número de observatórios ao redor da Terra incluindo o Special Astrophysical Observatory da Academia Russa de Ciências. Observações espectrais, que permitiram calcular a massa do exoplaneta foram conduzidas no Observatório de Haute-Provence, na França.

De acordo com os pesquisadores, a atual descoberta é única devido ao fato de que o sinal do exoplaneta, o trânsito, foi descoberto em um dado obtido por um astrônomo amador usando seu próprio equipamento. A pesquisa por novos exoplanetas, bem como os estudos detalhados dos planetas extrassolares conhecidos, permite os cientistas a entenderem melhor como o nosso Sistema Solar se formou e se desenvolveu. A descoberta foi feita em colaboração com astrônomos da Bélgica, EUA, Inglaterra, França, Holanda, Turquia, Portugal, Lituânia, Itália e Canadá.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-05-amateur-astronomer-scientists-exoplanet.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.