fbpx

Astrônomos Descobrem Exoplaneta Onde O Ano Dura Menos Que Um Dia Terrestre

Usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, uma equipe internacional de astrônomos detectou um novo exoplaneta de período ultracurto. O recém-descoberto mundo alienígena, designado HD 20329 b, orbita sua estrela hospedeira em pouco menos de um dia.
O TESS está realizando um levantamento de cerca de 200.000 das estrelas mais brilhantes perto do Sol com o objetivo de procurar exoplanetas em trânsito. Até agora, identificou quase 6.000 exoplanetas candidatos (TESS Objects of Interest, ou TOI), dos quais 268 foram confirmados até agora.
Agora, um grupo de astrônomos liderados por Felipe Murgas, da Universidade de La Laguna, na Espanha, confirmou recentemente outro TOI monitorado pelo TESS. Em um trabalho de pesquisa publicado recentemente, eles relatam que um sinal de trânsito foi identificado na curva de luz da estrela do tipo solar HD 20329 (ou TOI-4524). A natureza planetária deste sinal foi confirmada por medições de velocidade radial de acompanhamento feitas com o espectrógrafo HARPS-N.
“Aqui relatamos a descoberta de HD 20329 b, um planeta USP [período ultracurto] em torno de uma estrela brilhante (V = 8.74 mag, J = 7.5 mag) do tipo G, que foi descoberta usando dados do TESS”, os pesquisadores escreveram no estudo.
O HD 20329 b tem um raio de 1.72 raios terrestres e é cerca de 7.42 vezes mais massivo que o nosso planeta, o que dá uma densidade aparente média de aproximadamente 8.06 g/cm 3. leva cerca de 22.2 horas para orbitar completamente sua estrela. Os resultados mostram que o HD 20329 b está localizado a apenas 0.018 UA da estrela e sua temperatura de equilíbrio é estimada em um nível de 2.000 K.
Portanto, o HD 20329 b é a mais recente adição à lista de cerca de 120 exoplanetas conhecidos de período ultracurto, juntando cerca de 30 USPs com medições de raio e massa Doppler. Os autores do artigo não excluem a possibilidade de haver mais objetos no sistema HD 20329, mas são necessárias mais observações para confirmar isso.

“Observamos que depois de subtrair o sinal planetário do planeta USP das medições de RV [velocidade radial], os resíduos de RV apresentam uma inclinação que pode indicar a presença de um objeto adicional de baixa massa orbitando HD 20329”, escreveram os pesquisadores.
Eles acrescentaram que a métrica de espectroscopia de emissão para HD 20329 b indica que este planeta apresenta condições favoráveis para acompanhamento de trânsito secundário com o Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA.
Quando se trata dos parâmetros da , a HD 20329, o estudo revelou que ela tem um raio de cerca de 1.13 raios solares e é cerca de 10% menos massiva que o sol. A estrela tem 11 bilhões de anos, tem uma metalicidade no nível de -0.07 e sua foi medida em 5.596 K. A distância até o sistema é estimada em aproximadamente 207.6 .

Fonte:

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo