A NASA está lançando um novo banheiro espacial para ISS na próxima semana para que os astronautas testem antes que ele seja usado em futuras missões para a Lua ou para Marte.
O banheiro de 23 milhões de dólares, conhecido como Universal Waste Mangement System, ou UWMS, é 65% menor e 40% mais leve do que o banheiro atual que está em uso na ISS e pode dar suporte para tripulações maiores. O banheiro será lançado para o espaço a bordo da cápsula de carga Cygnus da Northrop Grumman, no dia 29 de setembro de 2020, como parte da missão de rotina de levar suprimentos para o laboratório espacial.
Uma vez na ISS, os astronautas irão testar como o novo banheiro funciona no ambiente de microgravidade da estação. O sistema será instalado adjacente ao banheiro atual, no Node 3 da estação, a gerente de projeto do NASA Advanced Exploration Systems Logistics Reduction, Melissa McKinley, explicou isso na conferência de imprensa realizada nessa quinta-feira, dia 24 de setembro de 2020.
Os astronautas da Expedição 63, Chris Cassidy e Ivan Vagner, já começaram os preparativos na ISS para a instalação do novo banheiro. A tripulação irá usar o braço robótico Canadarm2 para capturar a cápsula Cygnus.
O banheiro foi desenhado com base no desenho dos anteriores. A grande questão é otimizar, a massa o volume e o poder de uso, que são todos componentes importantes quando se desenha algo que vai para o espaço.
O desenho avançado do banheiro espacial inclui um funil de urina e um assento que é criado para ser mais cômodo para a tripulação feminina da ISS. Ele também tem um separador criado por impressão 3D que foi desenvolvido pela Collins Aerospace e que cria um fluxo de ar bem forte, o que ajuda os astronautas a sugarem a urina e despejar no banheiro.
O desenho de titânio também melhora o sistema que coleta e trata a urina dos astronautas antes que ela seja processada e reciclada para ser transformada em água.
O UWMS mede 71 centímetros de altura, o que é comparável ao banheiro usado nos acampamentos. O banheiro também tem um sistema de início automático, ao invés de ter uma chave de ligar e desligar do modelo atual do banheiro que está na ISS.
O novo sistema será usado rotineiramente pela tripulação na ISS e testado durante os próximos 3 anos para se ter certeza que tudo está de acordo com o planejado. Antes do lançamento, o sistema foi testado em ambientes desenhados para simular o ambiente da estação espacial.
Fonte: