Astronauta na ISS Fotografa o Sudoeste Americano

Essa imagem panorâmica do sudoeste americano e do Oceano Pacífico foi feita por um astronauta olhando de forma angular a partir da Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto que a maioria dos satélites observa a Terra a partir do Nadir – ou seja olhando o nosso planeta diretamente para baixo – os astronautas a bordo da ISS podem observar a Terra dos mais variados ângulos e fazer imagens incríveis mesmo com câmeras tradicionais. O ponto Nadir da ISS, ou seja, o local onde ela esta exatamente acima de nós está localizado a noroeste do Arizona, aproximadamente 260 quilômetros para leste-sudeste quando essa imagem foi feita.

A imagem inclui partes do Arizona, Utah, Nevada e Califórnia, bem como a costa de Baja na Califórnia e uma pequena parte do México à esquerda do centro da imagem. A área ,metropolitana de Las Vegas aparecem como uma região acinzentada adjacente aos Sheep Ranges e as Spring Mountains, dois pontos cobertos por nuvens brancas perto do centro da imagem. O Grand Canyon localizado no platô do Colorado no Arizona pode ser visto a leste de Las Vegas com a água azul do Lago Meadin entre eles.

A imagem também mostra o deserto do Mojave se estendendo desde ao norte do Salton Sea até a cadeia de montanhas de Sierra Nevada. A Sierra Nevada é uma cadeia de montanhas com 640 km de comprimentos que divide a região do Central Valley da Califórnia da província fisiográfica Basin and Range. Essa província Basin and Range é assim chamada devido a sua aparência que apresenta padrões de longos vales lineares separados por cadeias de montanhas paralelas. A paisagem foi formada pela extensão e afinamento da crosta da Terra.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=46194

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo