Asteroide Ryugu Fotografado A 40 km de Distância

A sonda japonesa Hayabusa 2 está perto de fazer sua chegada no asteroide Ryugu. Depois de uma jornada de cerca de 3.2 bilhões de km desde o seu lançamento, o seu destino finalmente está perto. Dois pequenos objetos, em breve se encontrarão no espaço externo, a cerca de 280 milhões de km da Terra.

O asteroide Ryugu foi fotografado pelo instrumento ONC-W1, ou Optical Navigation Camera – Wide Angle, no dia 24 de Junho de 2018, por volta das 3 da manhã, hora de Brasília. É possível ver o Ryugu flutuando no espaço.

A outra figura mais detalhada mostra o Ryugu fotografado pelo instrumento ONC-T da sonda Hayabusa 2, no dia 24 de Junho de 2018, por volta das 12:00, hora de Brasília. A aparência da superfície tem agora se tornado mais clara. Adistância entre a sonda e o asteroide momento dessa imagem era de cerca de 40 km.

A forma do Ryugu está sendo agora revelada. À distância, o Ryugu inicialmente parecia ser circular, então gradativamente ele começou a aparecer com a forma de um diamante. Agora, crateras são visíveis, rochas são visíveis e as feições geográficas são vistas variando de um local para outro. Essa forma do Ryugu é cientificamente surpreendente e também coloca desafios de engenharia.

Em primeiro lugar, o eixo de rotação do asteroide é perpendicular à sua órbita. Esse fato aumenta o grau de Liberdade para as operações de pouso de manobras no asteroide. Por outro lado, existe um pico nas vizinhanças do equador e um grande número de grandes crateras, o que faz com que a seleção do local de pouso seja dificultada. Globalmente, o asteroide tem a forma parecida com um mineral conhecido como fluorita. Isso significa que nós esperamos que a direção da força gravitacional nas áreas mais largas do asteroide não aponte diretamente para baixo. Será necessária uma investigação mais detalhada dessas propriedades para que sejam formulados os futuros planos operacionais.

Fonte:

http://www.hayabusa2.jaxa.jp/topics/20180625je/index_e.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.