fbpx
27 de novembro de 2024

ASTEROIDE BENNU TEM SEUS SEGREDOS REVELADOS | SPACE TODAY TV EP.1753

——————————————————————————-

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

O modelo de formação planetária que usamos para explicar a origem do sistema solar, mostra que a cerca de 4.6 bilhões de anos atrás, o sistema solar se formou a partir do colapso de uma gigantesca nuvem nebular.

O Sol, os planetas e os outros objetos como os asteroides e cometas, se formaram à medida que os materiais dentro da nuvem em colapso se aglutinavam num processo conhecido como acreção.

Os meteoritos do tipo carbonáceos condritos, que vêem dos asteroides mostram evidências de interações pós-acreção com água e gelo levando a reações químicas que produzem minerais hidratados.

como esses meteoritos e os seus corpos parentais se formaram no início do sistema solar, ele spodem ter pistas sobre a distribuição, a abundância e a movimentação da água no início do sistema solar.

durante a formação planetária a água pode ter sido trazida para a Terra através de asteroides, cometas e outros objetos que se chocaram com o nosso planeta, além disso, em meteoritos se encontra também moléculas químicas orgânicas prebióticas e aminoácidos, os precursores da vida na Terra.

Será que a vida e a água veio para a Terra a bordo dos asteroides?

Para responder essas questões só existe um jeito, visitar os asteroides. E é isso que duas missões estão fazendo nesse momento. A Hayabusa 2 japonesa, está visitando o asteroide Ryugu, e a sonda OSIRIS-REx da NASA o Bennu.

Em 2016 a sonda OSIRIS-REx foi lançada e depois de 3 anos de viagem praticamente, no dia 30 de Dezembro de 2018 ela entrou na órbita do asteroide Bennu.

Isso fez com que o Bennu fosse o menor objeto do Sistema Solar já orbitado por uma sonda.

As amostras serão recolhidas em meados de 2020 e chegarão na Terra em 2023.

Mas enquanto ela está orbitando o asteroide, ela também o está estudando.

Essa semana está acontecendo a conferência lunar e de ciência planetária nos EUA e o dia de hoje foi dedicado a apresentação dos resultados mais recentes sobre o asteroide Bennu.

Resultados simplesmente surpreendentes.

#Bennu #OSIRIS-REx

Fontes:

https://www.slideshare.net/sacani/the-unexpected-surface-of-asteroid-101955-bennu/sacani/the-unexpected-surface-of-asteroid-101955-bennu

https://www.slideshare.net/sacani/shape-of-101955-bennu-indicative-of-a-rubble-pile-with-internal-stiffness

https://www.slideshare.net/sacani/properties-of-rubblepile-asteroid-101955-bennu-from-osirisrex-imaging-and-thermal-analysis

https://www.slideshare.net/sacani/evidence-for-widespread-hydrated-minerals-on-asteroid-101955-bennu

https://www.slideshare.net/sacani/the-operational-environment-and-rotational-acceleration-of-asteroid-101955-bennu-from-osirisrex-observations

https://www.slideshare.net/sacani/the-dynamic-geophysical-environment-of-101955-bennu-based-on-osirisrex-measurements

https://www.slideshare.net/sacani/craters-boulders-and-regolith-of-101955-bennu-indicative-of-an-old-and-dynamic-surface

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo