Em Março de 2012, o blog renomado Bad Astronomy disse que o asteroide 2012 DA14, uma rocha de 40 metros de diâmetro passou muito perto da Terra no mês de Fevereiro de 2012 e irá passar mais perto ainda em Fevereiro do próximo ano, ou seja, agora. Os cálculos indicam que o asteroide passará a aproximadamente 22000 km de distância da superfície da Terra em 15 de Fevereiro de 2013.
O asteroide foi descoberto pelo Observatório La Sagra no sul da Espanha. O asteroide passará dentro da órbita de um satélite geossíncrono, localizado a aproximadamente 35800 km acima do equador terrestre. Sua órbita ao redor do Sol não deixará que o asteroide chegue a menos de 3.2 raios da Terra de distância do nosso planeta, em 15 de Fevereiro de 2013. Nesse dia o asteroide passará rapidamente do céu noturno do sul para o céu matutino do norte com o seu encontro mais próximo da Terra acontecendo por volta das 19:26 UT, ou seja, 17:26, hora de Brasília e alcançará uma magnitude menor do que sete, o que é algo um pouco mais apagado do que o limite que o olho humano pode ver. Aproximadamente 4 minutos depois de sua maior aproximação com a Terra, existirá uma boa chance de observá-lo já que ele vai entrar no cone de sombra da Terra, por onde permanecerá por 18 minutos e então reaparecerá do eclipse. Quando viajar rapidamente no céu da manhã do hemisfério norte ele rapidamente se apagará devido ao brilho do dia.
Abaixo uma galeria de imagens do asteroide 2012 DA14 com algumas explicações.
Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.