A NASA e a Boeing, completaram uma parte importante da seção de motor do estágio central do Space Launch System, o SLS para o seu primeiro voo. A ser˜so do motor, que ficará localizada na base do estágio central que terá 64 metros de altura é uma das partes mais complexas do foguete. Técnicos no Michoud Assembly Facility da NASA em Nova Orleans instalaram mais de 500 sensores, 28 quilômetros de cabos, e muitos outros sistemas críticos para montar, controlar, e entregar combustível aos 4 motores RS-25 do foguete.
Os tanques do estágio receberão hidrogênio líquido e oxigênio líquido criogênico que entrarão em combustão nos motores para produzir 2 milhões de libras de empuxo para ajudar a mandar o SLS para o espaço e para missões na Lua. No exterior da seção do motor, técnicos colocaram uma proteção térmica e pintaram de branco, bem como terminaram outros sistemas incluindo os locais onde os boosters de combustível sólido serão presos.
Depois disso, a NASA e a Boeing, que é a principal empresa contratada para construir o SLS , irão adicionar a chamada boat- tail na base da seção do motor e terminarão com testes funcionais, de montagem e de aviônica. O boat-tail é uma extensão que vai na parte final da seção do motor. Os motores serão inseridos em aberturas existentes nessa boat-tail , que funcionará como um coifa para cobrir e proteger os principais sistemas críticos dos motores.
Os motores são montados dentro da seção do motor, e só o sino do motor RS-25 se estende para fora da boat-tail. A equipe está usando as lições aprendidas na construção e montagem da seção de motor para o primeiro voo integrado do SLS para acelerar a montagem da seção de motor da segunda missão do SLS. A estrutura primária da seção de motor do estágio central para o segundo voo do SLS foi construída e coberta com o primer e já se prepara para ser montada e pode ser vista na imagem acima, atrás da primeira seção de motor.
Crédito da Imagem: (NASA/Jude Guidry)
Fonte:
[https://www.nasa.gov/exploration/systems/sls/sls-engine-section-approaches-finish-line-for-first-flight.html]