As Montanhas Eumenides Dorsum em Marte

A imagem acima foi feita pela High Resolution Stereo Camera (HRSC) que viaja na órbita de Marte a bordo da sonda Mars Express Orbiter e mostra as montanhas de Eumenides Dorsum, que cobre uma área de 12000 quilômetros quadrados. As montanhas estão localizadas a oeste do Quadrante Tharsis e forma parte da região de Medusa Fossae, que os cientistas acreditam estar coberta por cinzas vulcânicas.

A região mostrada na imagem acima é cheia de feições cavadas nas camadas de rochas sedimentares por erosão causada por vento. A região suavizada no centro da imagem é um resultado do fato do terreno ser mais resistente à erosão do que a área ao redor. Isso indica que a superfície dessa área é feita de rochas vulcânicas, sendo uma rocha sedimentar mais facilmente erodida.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/04/mars-photo-of-day-apr-2-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.