fbpx
29 de fevereiro de 2024

As Marés Perto de Port Orford no Oregon


A foto acima mostra o Córrego Brush correndo através de uma vasta praia na maré baixa perto de Port Orford no estado norte-americano do Oregon. Essa foto foi feita na base da Montanha Humbug um pouco depois do pôr-do-Sol do dia 28 de Novembro de 2011. Vênus e a Lua Crescente podem ser vistos no céu.

O tempo e a amplitude das marés são características influenciadas pelo alinhamento do Sol e da Lua. A força gravitacional combinada desses corpos quando a Lua está cheia ou nova cria marés de amplitudes maiores do que quando a Lua está em outras fases. Na imagem acima, somente 9% da Lua está iluminada, isso significa que haviam se passado três dias depois da Lua Nova. Uma maré de -0.4 metros, ou seja, uma maré baixa foi registrada nesse local poucas horas de pois dessa imagem ter sido feita. Contudo, durante a Lua Nova, a maré baixa foi consideravelmente mais extrema (referida como maré de primavera) caindo para -0.6 metros, com uma variação total de maré de 3.4 metros.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/12/tides-near-port-orford-oregon.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo