As Maravilhas da Cratera Waters em Mercúrio

EN1021673915M.web


observatory_1501052Desde quando a sonda MESSENGER entrou em órbita de Mercúrio em 2011, o fluxo escuro de impacto derretido da Cratera Waters tem sido uma feição de interesse. A imagem planejada colorida acima mostra a distinta coloração azul do fluxo derretido de impacto, inspirando o nome da cratera, que homenageou Muddy Waters em 2012. Em 2013, essa imagem de alta resolução foi adquirida, revelando novos detalhes do fluxo derretido de impacto além daqueles que eram visíveis anteriormente.

Essa imagem foi adquirida como um conjunto estereográfico de imagens planejadas. Observações estereográficas planejadas são adquiridas em resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usados na confecção do mapa base estereográfico. Esses alvos adquiridos com a câmera NAC permitem que a topografia detalhada da superfície de Mercúrio seja determinada para uma área local de interesse.

EN0256986189M


Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1368

alma_modificado_rodape1052

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.