A imagem acima mostra algo que você não vê todo dia – ou até mesmo em 15 anos. Essas estruturas em forma de torres de gelo e rocha na borda dos anéis intermediários de Saturno são feições incríveis e raramente observadas, que somente são visíveis durante o equinócio do planeta.
Essas estruturas se erguem a cerca de 1.6 milhas da borda do Anel B de Saturno, possui uma espessura média de cerca de 30 pés e uma extensão de mais de 750 milhas. Acredita-se que essas estruturas sejam as partes remanescentes de lua com cerca de 1 quilômetro de largura que foram partidas e então foram sugadas pelo vórtice dos anéis do planeta.
Contudo, apesar do tamanho, essas feições são raramente observadas. Somente durante o equinócio de Saturno, que ocorre a cada 15 anos terrestres, a luz do Sol ilumina diretamente a borda dos anéis permitindo que eles gerem as sombras necessárias para observar essas feições. A imagem acima foi capturada em 2009 pela sonda Cassini. Será necessário esperar até 2024 para que possamos observar essas feições novamente.
Fonte:
http://sploid.gizmodo.com/saturns-rings-contain-soaring-towers-of-ice-1569859370