Imagem de 1975 feita pela sonda Venera 9, essa também é considerada a primeira imagem já feita da superfície de outro planeta no nosso Sistema Solar. Russian Academy of Sciences / Ted Stryk
Somente 4 sondas espaciais retornaram para a Terra imagens da superfície de Vênus. O nosso vizinho mais próximo não é um mundo fácil, de se pousar, com um calor na casa dos 480 graus Celisius e com uma pressão equivalente a 90 vezes a pressão atmosférica na Terra, ele rapidamente destrói qualquer sonda, ou qualquer objeto que tente fazer contato com a sua superfície.
Imagem panorâmica da superfície de Vênus feita pela sonda Venera 10. Russian Academy of Sciences / Ted Stryk
Em 1975 e em 1982, 4 sondas Venera da antiga União Soviética chegaram no solo venusiano e capturaram imagens da sua superfície. As Venera, que significa Vênus em Russo, escaneou a superfície do planeta indo e voltando para poder criar imagens panorâmicas das regiões ao redor de onde elas pousaram. As imagens revelaram céus amarelos e uma paisagem desoladora e toda quebradiça que fazem com que esse planeta tenha uma aparência ao mesmo tempo alienígena e familiar, visões de um mundo que um dia pode ter sido parecido com a Terra, antes de experimentar uma catastrófica mudança climática.
As duas imagens feitas pela sonda Soviética Venera 13 em 1982, a primeira imagem é da câmera frontal da sonda e a segunda da câmera traseira da sonda.
Ted Stryk, um professor de filosofia no Rosane State Community College em Oak Ridge, Tennessee, se especializou em reconstruir imagens das missões espaciais antigas. Usando dados da Academia de Ciências da Rússia, ele passou um tempo reconstruindo as melhores versões possíveis das imagens panorâmicas feitas pelas sondas Veneras. E estão elas aqui nesse post para vocês.
Imagens feitas pela sonda soviética Venera 14 na superfície do planeta Vênus em 1982
Fonte:
https://www.planetary.org/articles/every-picture-from-venus-surface-ever