As Galáxias No Aglomerado de Perseus

Assim como as pessoas, as galáxias que vivem aglomeradas são diferentes daquelas que vivem sozinhas. Recentemente, os astrônomos usaram o Karl G. Jansky Very Large Array, ou VLA da National Science Foundation para aprender como um ambiente lotado afeta as galáxias no aglomerado Perseus, uma coleção de milhares de galáxias que fica localizado a cerca de 240 milhões de anos-luz da Terra.

Uma das galáxias estudada é a galáxia gigante NGC 1275, ela fica no centro do aglomerado, e pode ser vista em detalhe na imagem acima, incluindo a recém-revelada complexa estrutura de filamentos em seus lobos de ondas de rádio.

Outra, foi a galáxia NGC 1265, ela mostra os efeitos do seu movimento através do tênue material entre as galáxias. Seus jatos em ondas de rádio são torcidos para trás, por conta dessa interação, e se fundem formando uma única cauda. A cauda por sua vez é também desviada, possivelmente pelos movimentos dentro do material intergaláctico.

Por último temos a galáxia IC 310, que mostra seus jatos desviados para trás, igual os da galáxia NGC 1265, mas ele parecem mais próximos devido ao ângulo de visão da Terra. Esse ângulo também permite que os astrônomos possam observar diretamente os raios gama energéticos gerados perto do buraco negro supermassivo no centro da galáxia.

Essas imagens podem ajudar os astrônomos a entender melhor o complexo ambiente que existe dentro dos aglomerados de galáxias, que são as maiores estruturas do universo unidas pela gravidade, e que abrigam uma grande variedade de fenômenos que ainda não são completamente entendidos.

“Essas imagens nos mostram estruturas que não eram observadas antes e detalhes que ajudam a determinar a natureza desses objetos”, disse Marie-Lou Gendron-Marsolais, uma ESO/ALMA Fellow, em Santiago no Chile.

Crédito das Imagens:M. Gendron-Marsolais et al.; S. Dagnello, NRAO/AUI/NSF; SDSS.

Fonte:

[https://public.nrao.edu/news/galaxies-perseus-cluster/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.