As Galáxias Barradas e a Supernova da Constelação de Leão

A imagem acima mostra as galáxias espirais barradas M96 (a esquerda) e a M95 (a direita) que podem ser encontradas na constelação de Leo, o Leão. As barras amarelas em destaque na M95 marcam a posição de uma supernova que ali foi identificada em Março de 2012. Essa supernova alcançou uma magnitude de 12 no seu máximo de brilho, aproximadamente 1/25000 tão brilhante quanto a estrela mais brilhante da constelação de Leão, a Regulus. Ela era muito apagada para ser vista até mesmo com binóculos, mas foi um belo alvo para pequenos telescópios. Tanto a M95 e a M96 estão aproximadamente à mesma distância de nós, aproximadamente 38 e 31 milhões de anos-luz respectivamente, e por isso não é de surpreender que ambas as galáxias fossem descobertas pelo mesmo astrônomo, Pierre Merchain, em 1781. A imagem acima foi adquirida no dia 24 de Março de 2012, a partir do Observatório de New Forest em Hampshire, Reino Unido.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/09/barred-galaxies-in-leo-and-supernova.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.