As dunas de areia localizadas mais ao norte do planeta Marte, estão começando a emergir de sua cobertura sazonal de gelo de dióxido de carbono do inverno. As faces nos taludes voltados para o sul estão começando a receber o ar quente do Sol e por isso aparecem escuras na imagem acima.
Os lados mais íngremes das dunas também estão livres de gelo juntamente com as cristas, permitindo que a areia deslize pelos taludes das dunas. As manchas escuras são locais onde o gelo se rompeu mais cedo na primavera, liberando areia. Em breve as dunas estarão completamente livres e visíveis e todos os sinais da atividade da primavera acontecerão.
A imagem acima foi adquirida pela câmera HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO da NASA, no dia 16 de Janeiro de 2014. A Universidade do Arizona, em Tucson, opeara a câmera HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologius Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/martian-sand-dunes-in-spring/#.UxnHdvldWfi