fbpx

As Dunas da Cratera Russel em Marte


Russell é uma cratera de impacto no quadrângulo de Noachis, em Marte. Ela se localiza a 54.9º latitude sul e 347.6° longitude oeste, possui 139.7 km de diâmetro e recebeu este nome em honra a Henry Norris Russell (1877-1957), um astrônomo americano.

Muitas áreas de Marte, incluindo a cratera Russel, experimentam a passagem de redemoinhos gigantes. Uma fina cobertura de poeira clara cobre a maior parte da superfície de Marte. Com a passagem de um redemoinho essa cobertura é soprada expondo a camada escura à superfície. Estes redemoinhos têm sido avistados desde o solo até a órbita. Eles até mesmo limparam a poeira dos painéis solares das sondas Spirit e Opportunity que exploram o planeta Marte, desse modo prolongando suas vidas úteis.  As sondas gêmeas foram desenvolvidas para durar três meses, mas estão até hoje em atividade. A sonda Spirit parou de funcionar em 2011 depois de ter atolado em um banco de areia fofa em Marte, mas já a sonda Opportunity continua muito ativa e começou recentemente uma nova missão em Marte, explorar a Cratera Endeavour. Foi observado que o padrão das riscas muda a cada poucos meses.

A imagem acima mostra parte de um grande campo de areia e dunas que se formaram no interior da cratera Russel em Marte, como resultado de toda essa movimentação causada pelos redemoinhos.

Fonte:

http://themis.asu.edu/node/5773

http://pt.wikipedia.org/wiki/Russell_(cratera_marciana)


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo