Esta fotografia tirada por Vincenzo Forchi mostra-nos uma vista única de um dos mais famosos e trabalhadores “residentes” do ESO. Esta cacofonia de cor, estrutura e maquinaria corresponde ao interior do Telescópio Principal nº 1 de 8,2 metros de diâmetro do Very Large Telescope do ESO (VLT), instalado no Observatório do Paranal, no norte do Chile. Este telescópio é também chamado Antu, o que significa Sol na língua indígena da região, o mapuche. Os outros Telescópios Principais do VLT têm também nomes em mapuche, Kueyen, Melipal e Yepun, o que significa a Lua, o Cruzeiro do Sul e Vênus, respectivamente.
A fotografia de Forchi mostra o Antu no momento é que abre o seu “olho” altamente tecnológico e se prepara para a longa noite de observação do cosmos. Na base do edifício, luzes artificiais banham a área com um brilho amarelo incandescente. Em cima, tons de azul e prateado do metal do telescópio são complementados pelo quente abraço alaranjado dos últimos raios de Sol, que se dispersam pelas numerosas persianas que se situam na cúpula.
Vincenzo submeteu esta fotografia no grupo do Flickr Your ESO Pictures. Este grupo Flickr é regularmente visitado e as melhores fotografias são selecionadas para a nossa popular série Foto da Semana.
Crédito:
V. Forchi/ESO
Fonte: